sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Kazebre - 02/OUTUBRO - SÁBADO 40 ANOS SEM JANIS JOPLIN!




" 40 anos sem Janis Joplin" com Xandra Joplin, Jimi Hendrix cover e The

Smiths cover.



Sorteio de Vips - dia 28/SETEMBRO-TERÇA






Curiosidades sobre Janis Joplin

Janis Joplin foi muito mais do que a única branca a alcançar reconhecimento interpretando blues (reduto de músicos negros, principalmente quando consideradas artistas do sexo feminino), foi também cantora de rock, dona de uma voz incomparável, e capaz de imprimir às músicas que cantava uma marca inconfundível de interpretação e sensualidade.

Nasceu em Port Arthur, Texas, em uma família humilde e conservadora que não aceitava facilmente o caminho que ela havia escolhido. Já na adolescência cantava blues e folk inspirada por Bessie Smith, entre outras cantoras. Em 1966 se mudou para a Califórnia e juntou-se à banda Big Brother and The Holding Company. Em poucos meses Joplin tirou a banda da obscuridade, logo assumindo sua liderança (a princípio havia sido chamada apenas para fazer backing vocals). Com esta banda JANIS JOPLIN gravou o álbum Big Brother And The Holding Company em 1967 e Cheap Trills (um de seus melhores) em 1968.

Em busca de mais liberdade de decisão nos rumos que sua carreira tomava Joplin abandonou a banda Big Brother para formar a sua própria, The Kozmic Blues Band. Seu primeiro álbum como artista solo, I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama. O resultado porém não foi tão bom quanto o esperado, pois embora a sua nova banda tivesse melhores músicos e melhores condições, não tinha a espontaneidade e sintonia que caracterizaram seus trabalhos anteriores.

Em busca da sonoridade mais simples e eficiente Joplin reformou sua banda com o novo nome de Full Tilt Boogie Band. As mudanças no estilo foram imensas e para melhor, com uma sonoridade que destacava seu vocal que havia se desenvolvido sensivelmente.

Em meio às gravações do álbum Pearl, Janis foi encontrada morta, vítima de overdose de heroína e álcool, ainda com as marcas de agulhas nos braços. O álbum foi lançado com as faixas para as quais ela já havia gravado os vocais. Ironicamente a música Mee and Bob McGee foi o maior sucesso de sua carreira, dois meses após a sua morte.

Fonte: http://whiplash.net/materias/biografias/038484-janisjoplin.html

Curiosidades sobre

Jimi Hendrix formou com Janis Joplin e Jim Morrison a Santíssima Trindade do Rock.

Os 3 Js tiveram uma trajetória incrivelmente parecida e acabaram simbolizando toda uma época. Jimi e Janis saltaram do anonimato para a fama no Monterey International Pop Festival.

Em 1967, no verão da Califórnia, os hippies surgiam aos bandos por toda a América, e Janis os empolgou com seus blues. Jimi barbarizou com os uivos selvagens da sua guitarra e, num ritual de sacrifício, botou fogo no instrumento, que continuava a emitir notas enquanto era consumido pelas chamas. Um mês depois, Jim Morrison (com The Doors) colocava Light My Fire em primeiro lugar na parada de sucessos.

Os três viveram intensamente três anos de glória e então morreram: Jimi em Londres (18/9/70), Janis em Los Angeles (04/10/70) e Jim em Paris (3/7/71). Morreram todos aos 27 anos de idade.

James Marshall Hendrix foi uma exceção no mundo do rock: o primeiro e único negro a se tornar superstar. Nasceu em Seattle em 27 de novembro de 1942. Seu pai era um jardineiro negro; sua mãe, filha de uma índia Cherokee. Estudou gaita-de-boca e violino; aos 11 anos ganhou uma guitarra. Aos 14, cabelos lustrosos de brilhantina, animava bailinhos nas noites de sábado.

Seus professores eram cantores de blues como Muddy Waters e B.B.King, roqueiros como Chuck Berry - ouvidos em disco.


Logo, Jimi foi convidado para participar de uma turnê de B.B. King, mas perdeu o ônibus e ficou a pé em Kansas City. Lá, achou uma vaga na banda de Little Richard, o pai do rock de plumas e paetês.

Nada aconteceu em sua vida até o verão de 1966. No bairro de Greenwich Village, em Nova York, com o nome de Jimmy James e o grupo The Blue Fames, tornou-se uma atração exótica para músicos já consagrados. Entre eles, os Beatles, três Rolling Stones e Bob Dylan.

Um dia, Chas Chandler, dos Animals, lhe disse: "Venha comigo à Inglaterra e farei de você um astro". Jimi foi e se deu bem.

Com roupas coloridas, um baixista e um baterista branco e trio batizado de The Jimi Hendrix Experience, baixou no cenário do rock como a nova sensação. Canhoto, com uma incrível velocidade e usando recursos que distorciam as notas da guitarra, fazendo-a soar como a própria voz humana, Hendrix revolucionou a linguagem do rock e foi batizado de "bruxo do blues eletrônico".

A música para ele era tudo e pagou um preço alto por esta obsessão: a vida. Jimi morreu num hotel em Londres, sufocado no próprio vômito depois de consumir drogas, episódio que o blueseiro britânico John Mayall definiu numa canção como "suicídio acidental".

Pouco antes de morrer, Jimi definiu a sua visão do que seria a música do futuro:
"Gosto de Richard Strauss e de Wagner, são caras legais e acho que vão formar a base de minha nova música. Mas pairando no céu acima de tudo estarão os blues - ainda tenho muito dos blues - e haverá a celestial música do Ocidente e a suave música do Oriente, misturadas para formar uma coisa só".


Fonte: http://jovempanfm.virgula.uol.com.br/musica/superstar/index.php?id=17&page=43


Curiosidades sobre The Smiths


Os Smiths foram responsáveis pela revolução no rock britânico dos anos 80 que deixou de lado a new wave e os sintetizadores para aderir novamente às guitarras. As influências da banda podiam ser achadas espalhadas no rock clássico dos anos 50 e 60 e no punk dos anos 70.

O núcleo da banda foi formado pelo vocalista Morrissey (Steven Patrick Morrissey) e pelo guitarrista Johnny Marr (John Maher), pessoas de comportamento e atitudes musicais opostas, que levaram à definição do estilo do Smith e ao posterior fim da banda (Marr representando a porção rebelde e rock and roll da banda enquanto Morrissey representava a porção pop e poética). Em 1982, em Manchester, Marr já havia tocado profissionalmente em algumas bandas, enquanto Morrissey era apenas um jovem poeta presidente do fã clube local dos new York Dolls. As letras de Morrissey se adaptariam bem às melodias de Marr e, juntamente com o baixista Andy Rourke e o baterista Mike Joyce resolveram montar a banda Smiths.

O seu primeiro single, Hand In Glove, se tornaria em 1983 uma constante no meio underground inglês, o que levou a banda a abandonar os pequenos clubes em Manchester para algumas apresentações em Londres. A banda rapidamente se tornou conhecida da imprensa inglesa em função das referências homosexuais nas letras.

Ao ser lançado em 1984 o álbum The Smiths imediatamente subiu até o segundo lugar em vendas na Inglaterra. Algumas letras de Morrissey passam a ser constantemente mal interpretadas (sendo consideradas incentivos ao assassinato e abuso sexual de crianças), o que leva a banda a ter uma divulgação ainda maior.

O segundo álbum, Meat is Murder, entra nas paradas inglesas no primeiro posto em 1985. O título é uma referência ao vegetarianismo adotado por Morrissey. O tema do terceiro álbum, QUEEN Is Dead, de 1986, era mais agressivo, com críticas políticas ao governo de Margareth Tatcher.

Marr sofreria um sério acidente de automóvel em 1986 que colocou a carreira da banda em suspenso. No meio tempo o guitarrista Craig Gannon (que havia assumido pouco antes) e o baixista Andy Rourke foram demitidos dos Smiths por problemas com heroína. Rourke voltaria à banda dentro de alguns meses.

Em 1987, em meio à fase de maior sucesso da banda, as tensões entre Marr e Morrissey também chegaram ao ponto máximo. Logo após o lançamento de Strangeways Here We Come a banda foi desfeita. Marr viria a formar juntamente com Bernard Sumner (do New order) a banda Electronic, Mike Joyce entraria para o Buzzcocks, enquanto Morrissey seguiria uma bem sucedida carreira solo.

Fonte: http://whiplash.net/materias/biografias/038366-smiths.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário